Um dos membros do corpo editorial da Revista Científica Excellence, o Profº Drº. Rinaldo Pevidor Pereira que também atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heloísa Abreu Júdice de Mattos, localizada na cidade de Vitória (ES), foi o ganhador do Prêmio SHELL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA 2019. O professor levou o primeiro lugar pelo projeto intitulado: O Jogo de Origem Africana chamada “MANCALA”. Este projeto visa motivar alunos no processo ensino aprendizagem voltados à disciplina de matemática.
Como forma de apoio ao projeto, a escola municipal confeccionou tabuleiros esculpidos em madeira para fomentar a prática do jogo. O projeto teve a contribuição de toda a comunidade escolar, alunos e professores.
A palavra gratidão, por todos que acompanharam o desenvolvimento do trabalho do Dr. Rinaldo Pevidor e agradece a instituição de ensino por sempre acreditar em seu desempenho enquanto profissional da área de educação, sendo uma mudança de postura de um professor tradicional para um professor que ensina a matemática articulada com as outras áreas do conhecimento. Além disso, também fomentamos a valorização da cultura negra como um todo, no contexto escolar.
Através do intermédio de situações concretas dos jogos, foram construídos conhecimentos matemáticos, como probabilidade, estimativas, operações aritméticas, cálculo mental e desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático.
A criação do projeto foi estimulada através de uma lei que dispõe sobre a inclusão da matemática “Ensino de História e Cultura Afro-brasileira” no Currículo do ensino público e privado.
De acordo com o Profº Rinaldo a atividade foi fundamental para estimular os alunos no aprendizado da matemática, além disso, o mesmo informa que o jogo possibilitou que fossem trabalhados valores civilizatórios afro-brasileiros, como circularidade, ancestralidade, oralidade e partilhar entre alunos. Com essa premiação o Professor poderá esta realizando uma viagem a Londres na Inglaterra.
O prêmio Shell de Educação Científica busca incentivar e valorizar professores das áreas de ciências e matemática no Rio de Janeiro e Espírito Santo, premiando projetos de Educação inovadores que, por meio de metodologias diferenciadas imprimam novas formas de ensinar e de aprender.