Revivendo as experiências, histórias, arte e cultura do carnaval Capixaba2º ENCONTRO DE CASAIS DE MESTRES-SALAS, PORTA-ESTANDARTE e PORTA BANDEIRAS CAPIXABAS
Personagens da festa mais popular do Brasil, mestres-salas e porta-bandeiras de escolas de samba do Espírito Santo se tornarão patrimônio cultural imaterial dos capixabas. A Câmara Municipal de Vitória recentemente aprovou e sancionou, na forma do Art. 113, inciso III, da Lei Orgânica, instituindo o dia municipal do Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte, a ser comemorado no dia 19 de setembro.
Para celebrar essa data que valoriza o carnaval Capixaba, nesta segunda-feira (19), realizou-se o 2º ENCONTRO DE CASAIS DE MESTRES-SALAS, PORTA-ESTANDARTE e PORTA BANDEIRAS CAPIXABAS, que aconteceu no MUCANE – Museu Capixaba do Negro.
Diversas autoridades estiveram presentes e apreciadores dessa iniciativa, dentre eles, o editor dessa revista, o pós-doutorando em Ciências da Educação – Cristiano de Assis Silva (Diretor Acadêmico da ACU – Absoulute Christian University e Excellence Group)
“Grande emoção foi participar deste evento que honrar as histórias daqueles que levantam com garra as bandeiras e escudos de suas escolas de agremiações do coração”, afirmou o Dr. Cristiano.
A grande programação do evento também contou com palestra mediada de Andressa Leal Santos e encontro de gerações de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte, como: Roberto Barcelos da Matta; Verônica Alves; Darlou Siqueira; Kelly Cristina Soares Maia; Marcos Paulo Amorim; Amanda Luzia e membros de todas as ligas de escolas de samba Capixaba.